Todas nós meras mortais, sonhamos com um closet repleto de peças desejos tipo o da Carrie Bradshaw, protagonista da série Sexy and City, ou os looks incríveis da Helena Bordon ou da Lalá Roudge, mas devemos nos ater que quer sejam essas pessoas personagens de série ou pessoas de carne e osso, elas tem várias peças em comum dentro de seus closets dos sonhos.

Afinal que misteriosas peças são essas e que suspense todo é esse, estou falando de algumas peças que não são e não se tornam hits da estação, a maioria compra no último momento da necessidade, já conseguiu adivinhar do  que estou falando? NÃO! Das peças clássicas, que se tornam muitas vezes a base de muitos looks.

As vezes quando falamos em peças clássicas muitas mulheres pensam nas roupas das avós, embora com essa onda vintage que paira no ar já tem um tempo, não é nada mal garimpar o guarda roupa da vó, mas desde que tenha a ver com o seu estilo, e posso até afirmar que se sua vozinha foi descolada na moda, você até pode encontrar alguns clássicos por lá com cara de acabei de comprar.

Mas vamos retomar aqui, porque nem todo mundo tem uma avó estilosa, e vocês devem estar se perguntam porque devo ter roupas clássicas se não trabalho no banco, não sou advogada, etc. Gente essas peças são aqueles que costumo chamar de peças coringas, e que salvam o look, e até a vida.

A gente sai correndo para comprar a última modinha, mas não para compra um bom blazer preto que caia bem em nosso corpo ou uma camisa branca que nos deixa acintura sem apertar seios.

Deu para vocês entenderem qual a lógica de se ter peças chaves no guarda roupa, mas vamos a outro detalhe, na modinha passageira não compensa gastar mundos e fundos, já nas clássicas tem que fazer um investimento maior, porque disso, porque essas peças vão sempre se compor com outras, então elas tem que ter durabilidade maior. E não vamos nos apegar somente nas roupas, com acessórios também temos que ter esse mesmo pensamento.

As roupas clássicas não irão fazer de você uma mulher clássica, elas serão a base para você ousar, abusar e criar o seu estilo.

“Costumo chamar essas peças de super-heróis do guarda-roupa, porque estão lá, de prontidão, para salvar você de qualquer situação . E recebem , de braços abertos seus toques pessoais de estilo – apesar de tantas vezes desprezadas e humilhadas pela moda. O básico é o pano de fundo para a sua personalidade”(Gloria Calil, Chic, pág 125)

Faça um teste, vá para frente de seu guarda roupa e comece a analisar se suas roupas são atemporais, aquelas que você consegue passar várias coleções usando sem parecer um peixe fora d’água e ainda assim se sentir na moda, ou se é igual a maioria das mortais, que ao abrir a porta do armário as roupas caem em cima e você fica se sentindo a Becky Bloom dizendo que não tem nada para vestir. Para essa segunda turma tenho um puxão de orelha, primeiro, seu guarda roupa não reflete em nada seu estilo e você só compra o que está na moda, não sou contra porque adoro o que é trend e tal, mas desde que respeite meu estilo, e o segundo, comece prestar atenção em que você é e a comprar os básicos em primeiro lugar e jamais comprar por impulso, porque roupa não usada parada dentro do guarda-roupa é dinheiro guardado em um cofre do qual você perdeu a senha e não verá mais…

Ai você me pergunta, estou proibida de comprar as news trends, de jeito nenhum, vai mesclando a compra, vá criando novas estratégias ao adquirir novas peças, vem comigo que tudo vai dar certo…

Atenção, atenção … o burgundy é a cor do momento e vem dando pinta há algumas estações, a marca Animale apostou nessa cor, e eu encontrei essas duas peças que passeiam por essa tonalidade, na calça o tom é mais aberto e na saia mais fechado, vale o investimento porque essa cor vai bombar no inverno. Sou suspeita para falar de saias, pois sou apaixonada, mas essa tem uma coisa toda especial, ela é de linha com uma trama toda de fios brilhosos e com uma modelagem toda diferente, é uma boa aposta para o inverno. Imagina ela com um colete de pelo e uma bota pesada? Look de revista.. O short de linho eu considero na minha vida um clássico , para usar na praia, para sair com amigos no final de semana, com uma rasteirinhas mais arrumada, ou até uma anabela bem descolada, acho que ele tem seu valor sim e tem que ter já, usa esse verão, que não está para brincadeira e guarda para o próximo Aqui formou um conjunto, mas em separado duas peças finas e lindas, um shorts super versátil com uma bata incrivelmente linda. Vamos pensar os dois separados, essa bata com uma calça ou saia jeans. E esse shorts com uma camisa jeans, o que você acha?

Montando meu guarda roupa básico

Não se assustem que  é um pouquinho grande mas vale a pena….

Camisa Branca Jaqueta Jeans Jaqueta de couro Camisetas brancas (manga curta, longa e regata) Camisetas cinza mescla (manga curta, longa e regata) Camisetas pretas (manga curta, longa e regata) Camiseta listrada Suéter ou cardigã de cor neutra (areia, cinza ou marinho) Blazer preto Blazer de lã Trench coat Saia preta Saia Jeans Vestido Preto (para coquetel, casamento) Vestido de verão leve (de algodão) Calça preta Calça Jeans Short ou bermuda jeans Sapato preto social de salto Sapato baixo Bolsa preta de tamanho médio e de boa qualidade

Gente isso é uma parte do que pode compor o seu guarda roupa, junto com as outras peças trends que você tem e mais a sua criatividade tenho certeza de que você vai arrasar!

Matéria publicada no Jornal Atual – Edição 1 – Fevereiro 2014