Aqui em Piracicaba começa essa semana a 35ª Festa das Nações, para quem não conhece essa é uma festa tradicional que tem como objetivo arrecadar fundos para diversas instituições sociais (desde instituições que cuidam de crianças até tratamentos de câncer).

Eu gosto por conta do cunho social e da diversidade gastronômica, já que cada uma das instituições tem uma barraca que leva o nome e as tradições culinárias de um determinado país, as mais concorridas são a Alemã (dá-lhe chopp e salsichão ) e a Francesa, com seu glamuor e cardápio requintado.

Particularmente adoro a barraca Árabe, a comida e as atrações da barraca são demais, no jantar de abertura (16) tem show de danças típicas, aliás tanto dentro das barracas como no palco principal tem danças e shows.

E como essa é uma tradição piracicabana trago hoje aqui looks inspirações para esses dias de festas, são 5 dias de evento e acredite em mim, tem quem participa todos os dias, eu pelo menos vou um dia na parte da noite e um dia na parte da tarde, a graça é passear pelo Engenho Central (onde acontece), e ir comendo diversas comidas em barracas diferentes, encontrar os amigos e tomar um chopp na barraca Alemã…

Acredito que nada mais interessante a gente se vestir da gente mesmo para esses eventos que não tem um dress code padrão, é um lugar popular em um ponto histórico da cidade, o que permite que cada qual se vista da maneira que se sentir bem e feliz. Porém algumas dicas são importantes, e me escute, vou nessa festa desde 6 anos, então tenho propriedade para falar.

Pense nos sapatos, sim, para chegar no Engenho é só ladeira, mesmo que esteja de carro vai ter que caminhar um bocado até a entrada, para descer todo santo ajuda, mas subir aquelas ruas onde acontecem as provas de auto escola é cruel, se já cansa usando tênis de corrida (ja fiz treino nesses lugares), imagina um salto?!?!

Então escolha algo confortável e que te dê estabilidade, porque dentro do engenho mesmo o piso tendo sido reformado encontramos alguns desníveis e se você chegar pelo Mirante aquela rua de pedras vai te arrebentar, ainda mais se chover ( essa época é clássica uma chuva). Isso vale para quem vai durante o dia ou a noite .

Se for passear durante o dia pense em roupas mais leves, porque o solzinho da tarde pode dar uma esquentada e ai aquela roupa mais invernal pode te cozinhar (já fiz essa proeza), para isso as jaquetas jeans são melhores opções. Ah não esquece os óculos de sol.

Já se for a noite, um agasalho mais quentinho, um cachecol, jaqueta de couro, meia calça + saia podem ser indicados, porque já está mais fresco a noite e por ser na beira do rio a tendência de esfriar é maior. Lembro que quando “xofenzinha” eu sempre congelava na festa, também ficava até de madurada para o desespero da mãe… Oh tempo bacana esse.

E por último não menos importante, vá com roupas que tenham bolsos na frente do seu corpo e fundos, ou bolsas a tiracolo pequena, é muita gente no mesmo espaço, bolsas grandes podem atrapalhar para se locomover bem como chamar atenção, o que pode ocasionar pequenos furtos, é triste isso, mas é possível e real, então mantenha seus pertences e dinheiro em locais que dificultem o acesso de mãos levianas. Deixa aquela super bolsa para outro dia. Mais vale a segurança do que o estilo impecável nesse caso….

A baixo algumas inspirações para você… Espero que goste… Ah e esses dicas todas serve para outros eventos que tenham características parecidas com esse…

Para quem tiver o interesse de conhecer, a festa começa dia 16 e vai ate 20 de maio no Engenho Central clique aqui e saiba mais informações…

Espero que tenham gostado, deixe seu comentário, critica ou sugestões de temas, vou adorar poder atender as suas dúvidas e necessidades…

Beijos e até breve

Jack Brossi