Eu recebo um feedback bem comum das minhas clientes em relação a como manter o estilo na roupa de trabalho, principalmente quando esse trabalho tem um dress code mais rígido. Ah esse também foi um pedido de uma seguidora, então vou trazer algumas soluções.

Temos que entender sempre que nossas roupas comunicam diversas mensagens, e para determinados seguimentos de trabalho essa mensagem é mais sério, imponente e passa áreas de muito polidez, o que significa que seus colaboradores devem se vestir de maneira a comunicar isso com suas vestimentas.

Então vamos lá, o mercado corporativo, escritórios de advocacia, bancos etc, antes dominado por homens, tinha seu “uniforme” de todo dia, terno + gravata + camisa, e tudo seguia bem, até que nós, garotas começamos a desbravar esse campo e passamos a ocupar cargos de chefia dentro desses locais. No entanto, para criar um ar de respeito – aqui entra aquele papo que já estamos careca de comentar sobre a mulher não ser respeitada -, passamos a nos vestir da mesma forma que os homens, na tentativa de se firmar e mostrar competência. Mas graças aos seus os tempos estão mudados e hoje já não se tem toda aquela exigência do dress code formal, mas também não significa que podemos ir para o trabalho de bermuda e chinelo.

O dress code formal foi dando espaço para uma nova formalidade, o que também acaba gerando dúvidas na hora de vestir.

A ideia desse post é te dar dicas para que já possa colocar em prática hoje mesmo.

Formal Rígido

É primordial que entenda bem o que a empresa em que trabalha permite em termos de roupas, comprimentos e decotes, pois só assim você consegue perceber os limites e respeitá-los. Algumas empresas podem ter isso explícito em algum memorando, caso não tenha, PERGUNTE PARA ALGUÉM DA CHEFIA, não tente a dedução se baseando no que seus colegas estão fazendo, pois eles podem fazer de maneira equivocada. Esse style combina bem com profissões ligadas ao governo bem como com empresas com valores tradicionalistas.

Nesse tipo de dress code, infelizmente, não tem muito como imprimir nossa personalidade e estilo.

Novo Formal

No novo formal temos um pouco mais liberdade para nos vestirmos de acordo com nossa personalidade, mas atentas aos limites da empresa.

O novo formal é menos sisudo, mas ainda assim os calçados como sandálias abertas e tênis ficam de fora junto com a meia calça e o blazer. Os comprimentos ainda precisam de atenção, e o jeans pode ter um pequeno espaço em algum dia da semana , como no casual friday. As cores e seus contrastes e acessórios ganham sinal verde.

Pense em tecidos menos estruturados, mas deixa a malha para outra ocasião.

As profissões que casam bem com esse dress code: advogados, médicos, professores universitários, secretárias executivas e cargos de chefia.

Não se esqueça de que looks coloridos e com estampas passam um ar mais descontraído, então veja se essa é a vibe do local em que trabalha antes de colorir sua produção

Casual

E por último, o dress code mais casual, que não significa ir de qualquer jeito e com qualquer roupa, por mais que tenha uma pegada mais relax e desancada pense em elementos visuais que deixem seu look mais interessante e arrumado, o bom e velho jeans e camiseta é muito informal, então tome cuidado.

Aqui passeiam, cores, formas, estampas, bem como diversos tecidos, entre eles malha, linho, couro e jeans. As sandálias mais abertas, sapatos baixos e ténis ganham um pouco mais de chance.

Para equilibrar a informalidade do jeans e camiseta pense em um blazer de alfaiataria com uma pegada de moda, um belo scarpim para te dar postura e elegância. Essa mesma regra vale para o uso somente da calça jeans. Nesse quesito pense em equilíbrio para não ficar informal demais ou até muito formal para o dress code do local.

Ah, e ainda vale tomar cuidado com decotes e comprimentos ok, porque ainda é ambiente de trabalho.

Dependendo do setor em que trabalhar, os mix de estampas, texturas e materiais cai super bem.

Essa menaiera de se vestir combina muito com profissões da área de comunicação, moda, criação, design, fotógrafos, professores (dependendo da instituição) e profissionais liberais.

Lembre-se que o dress code existe para que haja um padrão e uma harmonia em um determinado local ou evento, mas isso não significa que você tem que se anular por conta dele, mesmo que seja um detalhe, use de maneira a imprimir a sua essência.

Me conta aqui no comentários o que achou do post e se você colocar alguma das sugestões em prática me conta aqui a experiência…

Até a próxima

Beijos

Jack Brossi