Antes de te apresentar como incorporar essa padronagem em diferentes estilos, quero contextualizar sobre esse tecido.

Não é de hoje que o xadrez está na moda, ele vem dando as caras desde os anos 70/80 com os movimentos Punk. Desde então dava uma sumidinha e depois ressurgia. Só que não vamos falar daquele tartã ( padrão quadriculado de estampas, composto de linhas diferentes e cores variadas, o de padrão escocês tem características específicas, todos são feito de lã em teares com distribuição de trama e urdume de maneira simétrica) vermelho e preto que pipocou nas araras ano passado confeccionados em flanela, estilo Kurt Cobain do anos 90.

Hoje falaremos da padronagem tartã príncipe de Gales, o próprio nome já dá uma pista né. Conhecida também por Glen-Check (Inglaterra), Prince de Galle (Portugal e França), surgiu em Glenurquhart em Inverness-shire. Foi usado como vestimenta dos guarda-caças da Condessa Seafield da Escócia, no entanto, seu uso foi popularizado pelo Príncipe de Gales, Edward VII, da Inglaterra.

No início era confeccionado apenas em lã, hoje com o avanço da indústria têxtil essa padronagem pode ser encontrada em diversos outros materiais, como em malha de algodão, o que permite maior versatilidade de uso e composição de looks em diversos estilos e estações do ano.

É sobre isso que vamos falar, como usar no dia a dia respeitando o gosto individual de cada um. E sim, tem como dar um ar feminino e autêntico à uma padronagem que até tempos atrás estava única e exclusivamente dentro do guarda roupa masculino.

A padronagem príncipe de Gales tem um conotação masculina muito forte, por ter sido sempre usado por homens e hoje é uma forte tendência para o guarda roupa feminino.

Eu, dentro da minha percepção da sociedade, de maneira simplista até, atribuo o crescente uso dessa padronagem por mulheres, ao momento que vivemos, faz uma relação com a forma luta que estamos travando na sociedade por direitos igualitários. Consigo traduzir esse movimento feminino em tendência. Não acredito que tenhamos que nos vestir iguais aos homens para ser respeitada, mas consegue perceber a analogia? Usar uma estampa tão forte no meio masculino é como nos colocar com mais força, principalmente nos meios corporativos, e no mundo. Uma mensagem subliminar de que: sim, somos iguais.

Reflexões a parte, mas não desnecessária, pois as tendências surgem da necessidade social coletiva, vamos aos looks

A faixa lateral na calça deixa menos sério
Aqui a cor da estampa tem um fundo marrom, o que diminui a seriedade do preto

Observe também que essa padronagem é encontrada muito mais em calças e blazers, o que confere o ar mais masculino. Uma maneira de diminuir esse efeito, é usar cores mais claras, e também cores que remetem ao universo feminino (eu não acredito de que existe cor de homem e cor de mulher, e sim, cores com significados). Os tons branco, nude, vermelho e rosa podem trazer essa feminilidade. Os acessórios também são importantes para dar esse ar mais garota ao look. E para aquelas meninas que tem um estilo bem feminino, a opção é uma saia rodada, com lindos sapatos de bico redondo.

Agora se assim como eu você curte o estilo boyish (aquele com formas mais masculinas mesmo) o próximo look é para você.

Lembrando que o look vai passar a mensagem como um todo, e para isso é preciso entender o que cada elemento do seu visual comunica, afinal, uma única calça não irá dizer muito. Agora a calça mais um sapato já começa a dizer alguma coisa. Pense sempre no conjunto da obra, e solte sua imaginação, e se precisar de ajuda e orientação só me chamar!

Beijos
Até Breve

Jack Brossi