E tão logo dezembro chegou e com ele todas as confraternizações típicas desta época.

Temos o amigo secreto da empresa, o inimigo oculto na roda de amigos e os esperados presentes trocados na ceia de natal.

Acontece que tem muitas pessoas que quando chega essa época ficam perdidas e até mesmo se endividam para poder presentear todo mundo. Porque além desses eventos tem o presente para manicure, para aquela auxiliar do salão que capricha na sua hidratação, àquela sua amiga mais chegada no trabalho, não é mesmo?  Para mim todos com quem convivo merecem ser presenteados, mas a realidade em questões financeiras é outra e temos que respeitar isso. Então lanço mão de algumas dicas.

Primeiro de tudo estabelecer um orçamento global para os presentes, e depois disso hierarquizar as prioridades.

Por exemplo, seu marido, provavelmente esteja no topo da lista de prioridades e seja gasto um valor maior, e daí por diante.

Comprar presentes artesanais feitos por alguma instituição de caridade, estes normalmente tem um valor mais acessível e de quebra você ajuda a instituição.

No salão para não fazer diferença entre os funcionários que tal montar uma cesta de frutas e presentear à todos?

Agora o que você também pode fazer são acordos entre a família e os amigos. Conheço uma família que ninguém mais presenteia individualmente ninguém, todos se reúnem e fazem um amigo secreto e estabelecem um valor onde possa se comprar um bom presente e na ceia de natal eles fazem a revelação. Isso acontece também entre bons amigos. Aqui este ano iremos fazer isso.

Na minha família por exemplo combinamos há tempo em trocar presente somente entre pais e filhos, marido e mulher, avôs e netos.

Agora quero falar com vocês sobre “etiqueta” do presente:

  • nunca compre o tamanho maior que a pessoa usa, mesmo que ela use G, compre M, ninguém, principalmente as mulheres, gostam de sentir que estão acima do peso;
  • perfume,batom e maquigem, só compre se souber com toda a certeza do mundo quais marcas e cores a pessoa ama;
  • tirou o chefe no amigo secreto e não tem lista de presentes? – por mais que conheça e seja amigo evite presentes que mostre intimidade, uma agenda, um belo estojo de caneta e lapiseira são ótimas pedidas;
  • no inimigo oculto dizem “valer tudo” para tirar sarro da pessoa, cuidado, não é por aí, mesmo que seja íntimo evite situações que possam constrangem a pessoa perante os demais convidados;
  • se tiver lista de presentes para o amigo secreto e com valor estipulado, respeite ambos, se a pessoa manifestou desejos na lista é porque aquilo a fara feliz, e não gaste mais para parecer o tal porque isso nunca dá certo, você pode receber um presente do valor estipulado;
  • não entre em brincadeiras onde não se estipulam valores, pois sempre alguém sai lesado;
  • não tem lista de presentes, observe bem a pessoa sorteada e tente comprar algo que você sinta que tem a ver com ela, nada de ficar sondando e querendo saber o que se quer de presente, minha filosofia para isso é: se é presente, tem que ser surpresa;
  • nunca, jamais, em hipótese alguma, presenteie alguém com algo que você foi presenteado, você nunca sabe, quem te deu o presente pode muito bem ver o presente com outra pessoa e isso é de muito mal gosto.

Quero salientar também que muitas vezes o que mais vale é o gesto de presentear, nunca – pelo menos para mim é o valor material – é se preocupar com o presente, com a embalagem, saber se aquilo que foi comprado tem a ver com a pessoa, se ao abrir o embrulho ela irá sorrir com os olhos, isso é o mais importante no ato de presentear, e essa regra vale para qualquer que seja a ocasião.

Ah e não esquece, um lindo cartão escrito de próprio punho faz muita diferença e encanta ainda mais o presenteado!

Beijos

Jack Brossi