Ow, olha a POLÊMICA ai gente…

Nesse caso quero sim levantar essa polêmica para que possamos conversar e expandir ainda mais o entendimento e as possibilidades que a consultoria de imagem tem e pode proporcionar a quem contrata esse serviço.

Falar sobre isso surge da necessidade do que venho ouvindo e percebendo das clientes que me procuram, após apresentar o trabalho e a maneira como conduzo, a maioria diz assim: “nossa não é nada do que eu imaginava” ou “como isso é mais profundo”. Minha veia jornalística que é saltada logo questiona: “mas então o que você achava que era?”, e não me surpreendo ao ouvir: “ah achei que ia me dizer quais tendências ficariam legais para mim”, outras dizem: “nossa, pensei que teria que comprar um guarda-roupas novo”, ou “achava que esse negócio de cuidar da aparência era só para pessoas muito famosas e que tinham dinheiro para comprar as últimas coisas da moda, que também era uma tremenda bobagem cuidar da aparência”.

Não raramente as duas primeiras questões que a cliente levanta comigo é: “você não vai mandar eu cortar meu cabelo ou jogar minhas roupas fora né?”, essa ultima pergunta vem junto com um rosto tenso que logo apaziguo dizendo que JAMAIS JOGAREI UMA ROUPA FORA, AINDA MAIS NÃO SENDO MINHA, infelizmente muitos programas de televisão propagaram esse comportamento desagradável e ofensivo que nada tem a ver com a abordagem que acredito ser adequada.

Atribuo todas essas falas as construções que nossa própria sociedade foi criando a cerca da aparência, da moda, da beleza, enfim, tudo que é atribuído a essas questões tem em nosso inconsciente um “que” de BANAL.

Eu mesma achava moda uma balela, coisa de quem não tinha o que fazer e acabei pagando a língua, porque hoje entendo realmente o que é moda e garanto que dentro da consultoria de imagem a moda é apenas uma ferramenta para esse trabalho tão amplo, complexo e por vezes completo.

Por isso digo que consultoria de imagem NÃO é moda, É SOBRE UMA ÚNICA PESSOA e todas as suas necessidades e particularidades.

Consultoria de imagem não tem fórmula pronta nem MÁGICA, é um constante cruzar de informações, é ler entre linhas do que o outro traz de informação, é receber as necessidades e devolver soluções práticas através do vestir. Tem quem tem apenas um incômodo, que pode ser o dress code do trabalho, tem quem tem uma demanda um pouco maior, que não se encontra com o cabelo, a make e perde horas na frente do armário, tem quem não se encontra com o próprio corpo, seja por conta de uma gestação, seja porque emagreceu ou ganhou peso. Ninguém aqui vem com dor igual, parecida sim, igual não, sabe porque? Porque cada pessoa é uma e sua vida é um universo tão particular e próprio que realmente não existe como a mulher que quer encontrar um namorado se vestir igual a que quer uma promoção no trabalho.

Afinal, o que é então consultoria de imagem? É um trabalho que tem por finalidade te ajudar a entender as mensagens que você passa através da maneira como se veste, gesticula, fala e se comporta, para isso utilizamos diversas técnicas (todas tem sua base em ciências ok, nada é achismo) como: análise de cor, tipo físico, visagismo, e o tão falado estilo que para mim também vem perdendo essa relação AND definição, confesso que estou em busca de formatar essa questão, mas venho descobrindo que falar ESTILO acaba limitando toda a compreensão da necessidade do outro.

Todas essas técnicas ajudam de maneira efetiva em muitas coisas, como ter uma imagem condizente com seu objetivo, seja ele qual for.

Quando tratamos da imagem do outro nada mais nada menos estamos falando da VIDA do outro, porque essa imagem pode vir carregada de conquistas ou de fracassos, então o RESPEITO é a base fundamental para esse trabalho, por isso jogar roupa fora, ou cortar cabelo que não se deseja cortar, não cabe nesse espaço.

Aqui quem toma toda e qualquer decisão é quem veio procurar pelo trabalho.

Acredito ser prepotente demais dizer que eu transformo pessoas, apenas oriento de acordo com as técnicas e o desejo do cliente possíveis caminhos, porque quem vem se transforma SOZINHO, todo dia um pouco. Consultoria de Imagem não é instantâneo, requer conhecer o que precisa ser mudado, e mudar leva tempo, é um pouco por dia com soluções práticas que encontramos juntos, com metas pequenas e possíveis. Então nem sempre tem cabelo mirabolante ou look incrivelmente fotografável, porque cuidamos aqui de vida real, possível, simples e prática.

Se você acredita no poder de comunicação que a sua imagem tem e o quanto isso pode mudar a sua vida, mas se pega perdida entre as milhões de opções que o mundo traz e se sente um perdida entre o que combina ou não com você, saiba que esse serviço pode ser para você com a finalidade de simplificar o seu vestir, de te ajudar a pensar a sua comunicação visual, é claro que vamos usar da moda, pois eu acredito na seguinte máxima: “aqui a moda nos serve, porque nós não servimos a moda”.

Beijos até breve

Jack Brossi

@jackbrossimiori

créditos da foto: https://www.designboom.com/art/maurizio-cattelan-pierpaolo-ferrari-envision-a-surreal-spring-fashion-shoot-02-18-2014/

photo: maurizio cattelan and pierpaolo ferrari/new york magazine left: coat, sportmax; bag, fendi; shoes, stella jean right: dress, max mara; bag, céline; shoes, ernesto esposito