Como Construir um Guarda-Roupa Cápsula?
Será que dá para viver com 38 peças de roupa no armário?
Se você está antenado nas redes sociais voltadas para moda e consumo consciente já deve ter ouvido falar de armário cápsula, se ainda não ouviu e não tem a menor ideia do que é, vou te explicar agorinha mesmo como construir o seu, se isso te fizer algum sentido. E se quiser saber mais clica aqui e confere o video no youtube que fiz com uma breve introdução sobre o assunto.
Eu digo construir porque acredito mesmo que esse é um comportamento de consumo e moda que se constrói, não acredito que seja do dia para noite ou nem mesmo depois de ler esse texto, que você vai sair correndo para deixar apenas 38 peças de roupa dentro do armário para usar por pelo menos 3 meses.
Para atingir essa proeza há que se conhecer muito bem, muito mesmo. Por isso sempre digo que esse tipo de armário é para um determinado perfil de pessoa. Eu particularmente não fui atingida em cheio por ele, admiro, acho incrível, sei como faz e pratico alguns dos princípios comigo e com minhas clientes, porém no meu momento de vida não sinto que cabe, e está tudo bem, porque esse não é o jeito certo, nem o errado de se ter um guarda-roupa planejado, é apenas mais um jeito. Um jeito consciente e organizado.
Então está tudo bem, não precisa se culpar nem se martirizar se seu closet não está dentro dessa teoria, porque algo que eu defendo é individualidade, então cada um com aquilo que acalma o coração, estamos combinados??? Se você tem 100 peças ou mais está tudo bem e se você tem menos está bem também… A questão é que quanto mais roupas temos mais a sensação de não ter o que vestir grita na nossa cara, mas isso é possível de se resolver. Enfim, teorias e reflexões a parte, se você sente que esse modelo de guarda-roupa é para você continue a ler as dicas para já ir colocando em prática.
1 – Auto conhecimento – palavra mágica essa!!!
SE CONHECER vai permitir saber se ele modelo encaixa para você. Entenda quem você é, seus movimentos de vida, as coisas que gosta e não gosta. Saiba exatamente a imagem que você quer passar e quais elementos visuais de moda irão te atender, para isso saiba qual estilo tem e se esse estilo comunica exatamente quem você é no mundo em todos as esferas da vida. Conheça seu corpo e saiba exatamente quais são as peças de roupas que mais o valoriza, lembra que não vai ter muita opção? Então é melhor ter somente o que cai como uma luva…
Entenda se é do tipo que sempre quer uma novidade no look, ou se tudo bem repetir roupas, porque aqui você vai usar a mesma roupa diversas vezes de maneiras diferentes, está preparada?
Se ainda não, comece a trabalhar isso em você, porque não tem nada demais, não é feio nem bonito repetir roupa, é apenas humano. Ninguém veste mais de uma vez algo que não gosta muito não é mesmo? E esse é o gancho para a próxima dica.
2 – Manter somente o que meu coração ama
Sabe aquela blusa que nos dias de correria você recorre a ela porque se sente feliz em vestir? Então, é essa que vai ficar.
Na hora de fazer a seleção de peças você já terá levado em consideração a imagem que quer e seu corpo, então selecione dentro desses pontos as roupas que fazem seu coração bater mais forte e que te deixam feliz.
Outras coisas que você pode levar em conta é que roupas de melhor qualidade e de estilo atemporais serão mais duradouras então essas são importantes estarem entre as escolhidas. Opte por manter peças em tecidos naturais, com costuras boas e acabamento perfeito, aqui observe as casinhas das do botões e também os botões, verifique se estão bem pregados e em bom estado. Verifique como estão golas e punhas de camisas e casacos. Preste atenção na manutenção de peças em couros e o estado em que estão, essas peças duram a vida se bem cuidadas. Cheque também o tipo de manutenção que a peça pede para que você não fique perdendo tempo entre uma lavagem e outra.
3 – Vamos manter uma proporção que funcione???
Cada teoria preconiza uma quantidade de roupas, tem quem diga que são 38, quem diga que são 45, e até 75 e dentro disso tem quem defenda somente número de roupas e quem diz que dentro desse número tem que ser roupa, acessórios, sapatos e bolsas.
Sendo assim, vamos pegar um exemplo razoável 45 peças de apenas roupas, aqui fica fora acessórios, sapatos e bolsas.
Então pensa que parte de baixo dá para usar mais vezes, sendo assim o ideal é que se tenha em menos quantidade em relação a parte de cima, aquela regra de que para cada parte de baixo pelo menos 5 partes de cima que se combine é uma boa linha para seguir e obviamente que aqui vai entrar peças que combinem com você.
Outra coisa, se você tem uma profissão que consome pelo menos 8h do seu dia e você sai pouco aos fins de semana, compensa manter mais peças que atendam ao dress code do seu trabalho do que peças de balada, e que essas peças de roupa com cara de trabalho possam ser transformadas em outras produções em roupas de sair.
4 – Dicas de peças de roupas que possam se encaixar na sua vida.
Não é regra que sejam essas peças, mas lembrando que quanto mais neutras e atemporais, mais fácil é combinar. De longe sou a pessoa que diz a frase: tem que ter no armário, porque eu acredito que tem que ter aquilo que a pessoa quer, gosta e se sente bem, as vezes a camiseta branca que eu tenho no meu armário não faz falta no seu.
Então essa lista é apenas um norte para quem está um perdida. No entanto se tiver dificuldades de se encontrar e entender essa técnica me chama que eu posso te ajudar a desvendar quais serão as melhores peças para você.
– Sapatos: um tênis, uma sandália plataforma ou um sapato de salto grosso, uma sandália rasteirinha, uma sapatilha e um scarpin – Calças: uma calça jeans escura, um jeans claro, uma calça preta e uma calça de tecido leve – Bermudas: uma jeans e outra colorida. – Camisetas: uma branca e uma preta de gola “v”, três regatas de malha ou seda: uma branca, uma preta e uma colorida. – Camisas: uma branca, uma preta e uma colorida – Blusas: sete blusas variadas! – Jaquetas: uma jeans, uma de couro e um blazer – Vestidos: quatro curtos e três longos – Saia: um curta e uma saia longa leve – Bolsas: uma marrom e uma preta
5 – E as cores como ficam?
Dizem que as neutras são ótimas porque funcionam bem entre si e ganham vida com acessórios mais coloridos e de destaque, porém se você é uma alma alegre e colorida pense em criar uma cartela de cores harmônicas com alguns tons neutros.
Se você sabe qual a sua cartela de cor fica mais fácil ainda pois irá manter cores que harmonizam com a sua beleza e se coordenam entre si.
6 – E as compras como ficam?
Hum, bom, fica que elas irão acontecer com mais espaço de tempo e sempre com um propósito definido. Você só irá comprar aquilo que realmente precisa e sempre com o objetivo de substituir uma peça de roupa específica, e com isso você irá economizar muito já que não comprará impulsivamente e sem real necessidade.
7 – Quero experimentar, mas ainda não estou pronta para abrir mão de tudo que tenho.
Faz assim, seleciona essas peças (38 a 72) e o que ficou de fora você guarda em caixas organizadoras e colocar a seguinte regra: fazer compra nessas caixas e resgatar o mínimo de peças, se por ventura resgatar algumas é porque talvez essas fazem mais sentido. Então substitua por alguma que acabou não usando tanto. Teste isso por um tempo e veja como se sai, se passar um ano e você pouco resgatou roupas das que estavam guardadas, faz um bazar com elas e: seja bem vindo armário cápsula a sua vida. Lembrando que a ideia do armário é de ser montado por estação, como no Brasil temos mais dias quentes que frio, o tamanho do armário da estação primavera/verão pode ter maior que do outono/inverno, no entanto o ideal ainda é que algumas peças chaves transitem pelas duas estações.
Agora algumas inspirações de armário cápsula para se inspirar …
Espero ter esclarecido um pouco sobre esse tema que é bem amplo e desperta várias questões pessoais. Já sabe, se quiser me chama que eu te ajudo nesse empreitada…
Até breve
Jack Brossi