Só Parem, Por Favor
Confesso que relutei para escrever ese post, mas não deu, tem uma coisa dentro de mim que me obriga a colocar esse pensamento para fora, talvez seja polêmico, talvez seja grosseiro, mas juro, estou nem aí. Fique a vontade para criticar, mas eu preciso falar. Pensei em fazer um video para o meu canal no youtube, mas não tenho tempo hábil, então vai aqui mesmo.
Peço paciência para você que entrou aqui buscando algum assunto de moda, mas hoje não falarei disso diretamente, mas tem ligação…
Quero fazer um pedido as pessoas que trabalham com propaganda, empresas que desenvolvem produtos dito “saudáveis” e pessoas que usam da própria imagem para influenciar outras a comprarem coisas ou adotarem comportamentos (eu sei que estou dentro dessa galera, por isso venho aqui usar a minha voz), que parem, SÓ PAREM, POR FAVOR!!! Parem de relacionar comida com comportamento culposo.
Mas porque estou dizendo isso?
Hoje vi uma propaganda, quero dizer, me atentei de fato, porque a propaganda está lá a dias, na academia em que treino bem assim: a foto de um corpo esbelto, magro, em uma lingerie branca – subliminarmente dizendo ser esse o perfeito, certo, saudável, bonito, enfim -, com o seguinte dizer: Páscoa Sem Culpa. O objetivo é atrair os alunos a renovarem o plano e concorrer a uma cesta de Páscoa de uma empresa que vende ovos de Páscoa “saudável”, entre aspas sim porque o que deve ter de adoçante e sódio nesse produto não deve ser pouco, e isso é uma outra questão que não cabe discutir agora.
O que quero dizer é: porque estamos associando o COMER, que é algo natural para o ser Humano, é o que nos mantem vivos, a CULPA?!?!?!
Você que replica essa frase: HOJE PODE, ESSE DÁ PARA COMER SEM CULPA, está querendo dizer o que com essa sentença?
Talvez que existe um único dia que comer é OK, e que nos outros você tem que se culpar por que não está comendo algo saudável? É isso? Ou está dizendo que pessoas que não mantem o controle em só comer saudável é um fracassado por isso? Aliás você sabe o significado da palavra culpa?? Se quiser saber a etimologia da palavra clica aqui
Culpa se refere à responsabilidade dada à pessoa por um ato que provocou prejuízo material, moral ou espiritual a si mesma ou a outrem. O processo de identificação e atribuição de culpa refere-se à descoberta de quem determinou o primeiro acto ilícito ou prejudicial, e pode se dar no plano subjetivo, intersubjetivo e objetivo.
No sentido subjetivo, a culpa é um sentimento que se apresenta à consciência quando o sujeito avalia seus atos de forma negativa, sentindo-se responsável por falhas, erros e imperfeições. O processo pelo qual se dá essa avaliação é estudado pela Ética e pela Psicologia (ver Culpa (sentimento)).
No sentido objetivo, ou intersubjetivo, a culpa é um atributo que um grupo aplica a um indivíduo, ao avaliar os seus atos, quando esses atos resultaram em prejuízo a outros ou a todos. O processo pelo qual se atribui a culpa a um indivíduo é discutido pela Ética, pela Sociologia e pelo Direito. (Wikipédia)
Sabe o que esse tipo de pensamento provoca nas pessoas? Dor, angustia, tristeza, uma imagem negativa de si mesmo (meu trabalho é mostrar caminhos para um olhar generoso para si, e sempre capto algumas culpas escondidas nos discursos das clientes), distúrbios alimentares, e aqui entra tanto a compulsão alimentar quanto parar de comer.
Isso tudo é reflexo de uma sociedade que bitolou a mentes em um culto exagerado e sem nexo de um tipo de corpo, que muitas vezes custa a saúde para existir. Por isso peço encarecidamente, parem com esse discurso. Ele é agressivo, dói dentro da gente.
Eu acredito na relação saudável com a comida, essa relação é comer de tudo um pouco, nos momentos adequados, mas é claro que isso se você não tiver nenhuma restrição por motivos de doença, do contrário gente, pelo amor dos cosmos celestiais, você não vai morrer se comer um chocolate nessa Páscoa e não precisa se culpar por isso. Não se culpe se o ovo de Páscoa que terá na sua casa não é o mega blaster ultra sônico “saudável”, ou se até mesmo o seu almoço de Páscoa não é todo fit cheio de pompa e circunstância.Tenho plena consciência que o valor de uma alimentação mais saudável, limpa e nutritiva custa muito caro para a maior parte da nossa população.
Tenha esse pensamento para tudo. Não crie esse relacionamento de culpa com a comida. A comida não é vilã, o real vilão é essa sociedade que perpetua esse conceito de corpo perfeito a qualquer custo e do não comer. Aliás o que é um corpo perfeito? O meu é, tenho todos os membros, todos os órgãos funcionando da maneira como devem, ops, mentira, minha tireoide tem umas disfunções que cuido para me sentir bem.
Por esse motivo tenho uma alimentação controlada e balanceada porque tenho alguns distúrbios hormonais que atrapalham a minha vida, mas de coração, te falo que existem dias que como o que “não deveria” e a única coisa que me faz sentir “culpa” por ter comido é porque passo mal com algumas alergias que me surgem e me levam a tomar remédio, mas tenho consciência de que enquanto estou comendo estou feliz, e depois arco com as consequências de uma enxaqueca. Então se você não tem intolerância, alergia, doença autoimune e outras restrições mantenha uma alimentação balanceada. Não estou dizendo aqui que você deve comer tudo sem critério algum, sabemos bem que o perigo está nos excessos, de tudo, tem até uma disfunção psicológica relacionada as pessoas que se tornam obsessivas por serem saudáveis a todo custo. Ou seja, a diferença entre o remédio e o veneno SEMPRE está na dose.
Talvez esse papo esteja meio perturbado e até sem sentido, mas o que quero deixar claro é, uma pessoa não pode, em nenhuma hipótese da vida ser considerada mais ou menos pelo corpo que tem. Um corpo magro não pode ser vendido como o único perfeito e competente. E essa frase PÁSCOA SEM CULPA, DIA DE COMER SEM CULPA; DIA DO LIXO etc etc etc, só fazem fortalecer essa ideia. Esse discurso não ajuda, porque a pessoa que tem algum distúrbio alimentar vai sentir ainda mais culpa. Não seja você a endossar esse coro que só prejudica e não ajuda.
Quer uma Páscoa sem culpa??? Compre apenas chocolate de empresas comprometida com toda a cadeia de trabalho, isso quer dizer, que não utilizam trabalho escravo e infantil para o plantio, colheita e manuseio do cacau. Aí sua Páscoa vai ser sem culpa.
*PS: a foto lá de cima é a prova de que está tudo confuso, eu comprei em um banco de imagem, e é a primeira foto que apareceu quando eu digitei a palavra CULPA. Fica para pensar.