E daqui 50 anos?!?
Mariana Junqueira, minha cliente, parceira e agora amiga, me fez uma pergunta no mínimo intrigante, que é responsável por esse texto.
Ela me disse assim: “Jack é coerente quando eu for colocar uma roupa pensar assim: aos 90 anos eu ainda usaria essa isso?”.
Essa questão suscita para mim alguns pontos a serem refletidos, que acabam permeando meu raciocínio de trabalho, porque invariavelmente reflete o que eu vivo e acredito. Sendo assim são apenas pensamentos e suposições pessoais AND particulares meus que vou dividir aqui, não é nenhum estudo cientifico, nem regra, nem teoria de consultoria, é apenas O MEU PONTO de vista.
O que eu respondi para ela, você tem alguma noção?
Eu disse que para mim não fazia muito sentidO, vou explicar porque.
Daqui há 50 anos o que será do nosso mundo? Tem noção que o iPhone lançado há 10 anos revolucionou nosso comportamento, a maneira como nos comunicamos e a publicidade? Imagina em 2068 como poderá ser o mundo?!?!?!
Então qual a probabilidade de a roupa que você esta vestindo hoje fazer sentido tão lá na frente?
Não é só o mundo que vai mudar, o comportamento, a tecnologia, acima de tudo, VOCÊ TAMBÉM SERÁ OUTRA PESSOA, viverá outra vida. Poderá ter filhos e netos, ou não, terá algum implante cibernético pelo corpo (isso não é viagem, é fato, esperem por 2030 – tô com medo e com ansiedade ao mesmo tempo do que vem por aí) ou não, poderá ser uma velhinha das mais atléticas e vencedora de maratona, ou ser a vovózinha toda fofa de cabelos branquinhos feito neve, que usa chinelinho de pano enquanto faz deliciosos bolinhos de chuva (espero que até lá comamos bolinho de chuva com café). Enfim, percebe a infinidade de coisas que poderão vir a ser? E qual a probabilidade da roupa de hoje funcionar nessa vida em 2068?
É praticamente nenhuma..
Por esse motivo precisamos pensar no que queremos vestir no hoje, no que faz sentido para quem você é agora, para a vida que se vive, porque o amanhã também pode não chegar…
Estamos sempre tão preocupados com o futuro e com tanto remorso do passado que esquecemos do hoje.
O futuro como está no nosso inconsciente coletivo nunca vai chegar, porque isso é utópico demais, o futuro já é daqui um segundo, assim como o passado também.
Não viva esperando pelo que virá e nem com remorso e medo do que já foi.
Isso tudo me levou a pensar que muitas pessoas quando olham fotos de anos atrás morrem de vergonha e querem que desapareça da vida aquela imagem, aquele corte de cabelo a lá Chitãozinho e Xororó, aquela pochetinha marota, ou até mesmo as polainas que aqueciam em dia de frio ou que faziam um style para a academia.
Fato é que ao se deparar com fotos antigas as pessoas no geral sentem um certo incômodo, mas já parou para pensar em quem você era naquela época? Como se relacionava com o mundo? Quais os sonhos e ideais tinha? Ah e o movimento social e político?
Percebe que ao olhar para o passado precisamos nos abster de qualquer julgamento de certo e errado, bonito ou feio? Nossa passado é nossa história, nossa herança, temos que ter carinho e respeito, pois quem fomos também constrói quem somos e possivelmente quem seremos. O passado meus caros, não é há 10 anos, o passado já é.
Por tanto não se envergonhe de quem você foi, pois essa pessoa precisava vestir o que vestia, e está tudo ótimo. Assim como daqui 10 anos o que você usa hoje, vai estar aquem do que se usará.
Por todas essas reflexões falo que consultoria de imagem é tão somente sobre o AGORA.Trabalhamos o corpo de hoje, o cabelo do agora, a personalidade como se apresenta. Não dá para ser sobre o que se foi um dia, ou o que quero ser. Obvio que olhamos para o passado para entender o presente e prospectar o futuro, mas não tem como aos 90 anos vestir a roupa que cabia no corpo de 30…
Não espere o amanhã para vestir a calça que comprou hoje.
Não deixe de comprar algo que é tendência e que comunica sobre você, que fez seu coração bater acelerado e que vai te fazer feliz, porque daqui 10 anos não se usa mais. Obvio que não estou mandando ninguém sair comprando como louco tudo o que vê pela frente, mesmo porque isso é BURRICE. Só estou dizendo para não ficar tão preso aos padrões, ao certo e errado, ao bonito e feio.
Precisamos parar de rotular as coisas, pois todos são como são , vivem como vivem, porque de alguma forma se sentem bem assim
A nossa vontade, percepção e entendimento de mundo não pode nunca sobressair ao outro, porque para ele o que importa é o que o faz feliz. Não imponha a sua verdade para o próximo, porque ela é sua e só cabe a você….
Falei que esse texto era sobre várias reflexões? E reflexões essas que não tem um final ou uma verdade absoluta?
Espero que isso tudo que acabou te ler traga bons insights para você.
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” Chico Xavier.
Beijocas da Jack